Blog

Impacto do sedentarismo na vida do trabalhador

Nas últimas três décadas tem aumentado o número de pessoas com comportamento sedentário associado ao padrão de vida contemporâneo, que claramente apresenta evidências de sua relação com uma maior incidência de mortes prematuras e doenças relacionadas ao estresse, com reflexos negativos na qualidade de vida e incremento nas doenças crônico-degenerativas, principalmente as cardiovasculares.

Essa tendência mundial se confirma, também no ambiente de trabalho, onde se tem observado a redução da atividade física em decorrência da modernização nos meios de produção e transporte, contribuindo para o declínio das atividades físicas no lazer, gradualmente substituídas por atividades mais passivas.

Esse crescente sedentarismo, isolado ou associado ao estresse contínuo e a outros fatores comportamentais de risco, pode resultar em inúmeros agravos à saúde dos indivíduos, além de comprometer o bem-estar e a produtividade no trabalho.

“Trabalhadores que mantêm um estilo de vida ativo e saudável são os menos acometidos por doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer, o que implica uma redução nos custos de saúde para empresas e para a sociedade. Além disso, existem evidências de que esses indivíduos são mais produtivos e correm menor risco de sofrerem acidentes no trabalho.”

Em termos epidemiológicos, evidencias cientificas recentes confirmam o papel decisivo da prática da atividade física regular, independente ou em conjunto com outras características do comportamento saudável, na prevenção e no controle de diversas doenças e na promoção da saúde e qualidade de vida em todos os grupos. Constata-se que trabalhadores que mantêm um estilo de vida ativo e saudável são os menos acometidos por doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer, o que implica uma redução nos custos de saúde para empresas e para a sociedade. Além disso, existem evidências de que esses indivíduos são mais produtivos e correm menor risco de sofrerem acidentes no trabalho.

Empresas bem-sucedidas apontam como essencial o investimento em ações que proporcionem satisfação e bem-estar a seus colaboradores. A adoção de tais programas e ações passou a ser fundamental, e pode-se afirmar que, em breve, será um fator tão importante para as organizações como são hoje a qualidade e a competitividade, pois estão diretamente ligadas ao grupo de pessoas que as desenvolve.

Essa mudança do estilo de vida dos trabalhadores, de forma a estimular o rompimento com o sedentarismo e assumindo uma vida ativa, vem criando um tipo de significado nas relações da pessoa consigo mesma, com o outro e com o meio ambiente, visando principalmente à promoção da saúde e à qualidade de vida.

Os resultados obtidos com o desenvolvimento de programas, com atividades aparentemente incompatíveis com o cotidiano das empresas, pode surpreender quem imagina que investir em lazer é futilidade.

Veja abaixo como você pode levar mais qualidade de vida para seus funcionários:

Programa de ginástica laboral;

Programa de quick massage;

Circuito Saúde;

Programa antitabagismo;

Fisioterapia no trabalho;

Nutricionista na empresa;

Psicologia empresarial;

Analises ergonômicas;

Contrate hoje atividades que levam mais qualidade de vida para seus funcionários e torne seus colaboradores mais saudáveis e sua empresa ainda mais competitiva no mercado! Clique aqui

Tags: melhorar saude dos trabalhadores, sedentarismo x produtividade, ginastica laboral em belo horzionte, Contagem, Betim.