Blog

Porque SIPAT é importante?

A conscientização e a prevenção são as maneiras mais eficazes de reduzir as taxas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Esse é justamente o foco da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), uma atividade anual, obrigatória à todas as empresas que possuem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A Norma Regulamentadora número 5 (NR-5), que estabelece as diretrizes da CIPA, prevê no item 5.16 (das atribuições), que compete à CIPA “promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.

Como funciona a SIPAT

Os membros da CIPA, junto aos gestores e RH da empresa, precisam promover, todos os anos, uma semana inteira de atividades voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Isso pode ser feito por meio de palestras, treinamentos, atividades recreativas, dinâmicas, etc.

O principal objetivo da SIPAT é fazer com que os trabalhadores tomem conhecimento dos riscos ocupacionais que estão submetidos e dos devidos cuidados que devem ter, diariamente, no exercício da função.

SIPAT: Veja AGORA sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes | Segurança no trabalho, Prevenção, Saúde e segurança

O que deve ser abordado na SIPAT

Mesmo organizações com riscos baixos devem investir nessa ação. Afinal, doenças ocupacionais também ganham foco nessa ocasião. Portanto, compete aos organizadores levantar as principais necessidades da companhia e dos colaboradores, para que os temas abordados na SIPAT sejam melhor aproveitados.

Temas como DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, alcoolismo e tabagismo, obrigatoriamente, devem ser abordados durante o ano. Além deles, a empresa é livre para trabalhar conceitos que melhor se enquadrem na realidade da organização.

A SIPAT pode conter:

Na hora de planejar a SIPAT, além de levantar os temas mais estratégicos para a companhia, é preciso considerar alguns fatores. Um deles é o calendário de execução das atividades, é importante que a semana não coincida com épocas como fechamento de metas ou de alta demanda.

Além disso, é preciso considerar a estrutura e o espaço físico nos quais serão executadas as ações. Outra dica é investir em parcerias com especialistas no assunto. Dessa forma, a SIPAT não é realizada somente como uma obrigação, mas sim como um investimento em uma atividade voltada a melhora nos índices de desempenho da empresa.

A Saúde e Vida trabalha a mais de 10 anos realizando SIPATs com qualidade e profissionalismo, além de profissionais altamente capacitados.

Solicite já um orçamento.