Blog

Mandalaterapia ajudando seus colaboradores

A mandala terapêutica é um desenho livre dentro de um círculo, onde o indivíduo se expressa da forma que se sente melhor, pintando ou desenhando. No momento da confecção da mandala, a pessoa está concentrada e entrando em contato com seu mundo interior, está concretizando, fazendo uma representação gráfica do seu próprio mundo

Cada mandala é como se fosse um espelho, ou melhor, o reflexo da pessoa que você é naquele momento. Assim, ao terminar sua mandala você a observa e analisa o feedback do seu momento, trazendo para a consciência símbolos e cores do seu inconsciente. Dessa forma, elas refletem ou expressam o nosso interior.

Quando desenhamos de forma livre dentro de um círculo, utilizando forma e cor espontaneamente, estamos atraindo para nós a cura, a autodescoberta, o autoconhecimento e uma evolução pessoal.

O processo de mandalas terapêuticas favorece o relaxamento e promove o conhecimento de si mesmo, além da expansão da consciência. Traz ainda muitos benefícios que estimulam a imaginação e a expressão da comunicação. Da mesma forma, desenvolvem a intuição e a criatividade, além de ajudar na concentração e na prevenção do estresse, conservando a ordem psíquica.

É um momento de entrega e de observação com o que temos por dentro, um momento de ouvir o que a nossa voz interior tem a nos dizer.

Resultados do processo

Este processo traz resultados tanto no autoconhecimento, nas descobertas interiores para tomada de decisões, quanto no tratamento de ansiedade, depressão, falta de foco ou motivação. É um exercício individual que traz resultados únicos e particulares, um exercício de cura de vários casos clínicos e de libertação.

Mas o uso da mandala terapêutica não precisa estar ligado a nenhuma doença ou problema psicológico particular. Ela é um meio de se equilibrar, encontrar paz após um dia cansativo de trabalho ou relaxar diante de situações perturbadoras.

Após este exercício inicia-se o desenho que pode durar de 15 a 20 minutos, dependendo de cada um. Com a mandala pronta inicia-se a análise da mesma.

Como resultado deste processo a pessoa vai descobrir mais sobre ela mesma, sentirá melhora emocional e também na saúde, além de encontrar soluções criativas para os problemas do dia a dia.

É um mundo fascinante de descobertas, um convite para conhecer o seu próprio interior repleto de mensagens.

Fonte: https://www.vittude.com/blog/fala-psico/descobrindo-se-atraves-das-mandalas-terapeuticas/#:~:text=O%20processo%20de%20mandalas%20terap%C3%AAuticas,e%20a%20express%C3%A3o%20da%20comunica%C3%A7%C3%A3o.