Blog

Importância de pausas no trabalho

Há quantas horas você está na frente da tela, sentado, em uma posição desfavorável à sua coluna? Há quantas horas você não dá um descanso?

Desde 2010, cientistas britânicos já comprovaram que a chamada pausa para o “cafezinho” durante o dia, antes associada à procrastinação, na verdade é benéfica para o rendimento e a concentração dos funcionários, assim como o bom desempenho dos colaboradores dentro da empresa.

Nossa mente precisa de descanso enquanto processa as informações, facilitando o processo de assimilação.

Concentre-se para fazê-las efetivamente. Cerca de 3 pausas de 10 a 15 minutos durante uma jornada de 8 horas é o mais comum.

Benefícios das pausas no trabalho:

1. Aumenta a concentração:

A atenção geralmente não dura muito mais que 50 minutos. Recebemos diversos estímulos ao mesmo tempo. Então fazer pequenas pausas de 5 ou 10 minutos irão ajudar, pois fazem com que a mente relaxe para voltar a focar. Nossa mente precisa de um tempo de descanso daquilo que está diretamente se concentrando enquanto processa as informações, facilitando o processo de assimilação, fazendo com que desenvolva seu trabalho de maneira mais eficaz.

2. Amplia a criatividade:

Com o cérebro cansado, dificilmente se consegue ter ideias novas e criativas. Além da criatividade ser muitas vezes a solução indispensável que o funcionário precisa, ela ajuda a tornar as tarefas mais prazerosas e ainda auxilia no aumento da produtividade. Pare, relaxe e respire!

3. Diminui o nível de estresse:

Muitas vezes, profissionais administram demandas intermináveis. Manter o foco em uma mesma atividade por muito tempo, pode fazer com que o corpo fique estressado e com isso, problemas sérios de estresse crescem e acabam atrapalhando na entrega dos resultados, convivência da equipe e vida pessoal dos colaboradores. Uma pausa para a massagem é realmente reconfortante, pois promove reequilíbrio energético e sensação de paz interior.

4.Diminui as chances de adquirir lesões por esforço repetitivo:

Quando você fica muito tempo na mesma posição, pode sentir dores pelo corpo e o excesso de trabalho pode causas enxaquecas. Ao criar o hábito de fazer pequenas pausas para ginástica laboral, os desconfortos diminuem a probabilidade destes problemas acontecerem.

O que fazer nas pausas?

  1. Ginastica laboral

A ginastica laboral realizada nas pausas gera benefícios fisiológicos e mentais, tais como o aumento da circulação sanguínea e da oxigenação muscular, levando mais sangue e oxigênio para seu cérebro você voltará para suas atividades laborais mais renovado e com a cabeça mais leve, melhorando o ânimo e a disposição para o trabalho.

Clique aqui e solicite um orçamento de ginástica laboral para sua equipe.

  1. Lanche ou Cafezinho

SMART CAFÉ | Qual a importância da pausa do café para o foco no trabalho e a saúde do trabalhador? - SMART CAFÉ

Muitas pessoas preferem focar nas suas obrigações e muitas vezes deixam de se alimentar de forma saudável ou mesmo de fazer uma pausa para o café. O que muitos não sabem é que esses intervalos na rotina são essenciais para o aumento da criatividade e da qualidade das entregas no trabalho.

Além disso, Pesquisadores constataram que a cafeína é benéfica para a memória e para a concentração dos colaboradores, diminuindo até os erros cometidos.

  1. Massagens

Receber uma sessão de massagem não só relaxa, como reenergiza o corpo. E quando isso é feito no próprio local de trabalho, os efeitos são inúmeros.

Uma sessão de massagem expressa (própria para pausas no trabalho) tem duração de 5 a 15 minutos e pode trazer vários benefícios para a saúde do trabalhador. Redução do nível de estresse e de dores musculares, aumento da produtividade e comunicação interpessoal, satisfação em saber que a empresa se preocupa com ele, relaxamento da musculatura, melhora da circulação e do equilíbrio, além da sensação de bem-estar.

Clique aqui e solicite um orçamento de Quick Massage para sua equipe.

  1. Meditar

Existem muitos vídeos no Youtube ou áudios em plataformas digitais com duração de 3 a 10 minutos para ajudar a guiar quem deseja sentir os benefícios da meditação durante a pausa no trabalho.

Mas abaixo uma breve orientação que auxiliar quem deseja iniciar com o método:

-Você deve se sentar, procurando uma posição confortável, fechando os olhos.

-Comece a se concentrar na atividade anterior que você estava realizando, deixa sua mente aberta e não reativa, se mantendo nesse processo por 1 minuto.

-Preste atenção na sua respiração e no seu corpo.

-Não se preocupe em manipular sua respiração, apenas deixe que ela seguir seu ritmo e foque-se nas suas sensações, como em sua mão e pés.

-Neste momento se sua mente tentar focar em outra coisa volte sua atenção!

-Logo pense na sua próxima atividade, o que será mais importante? Como deve fazer?

-Finalize com três respirações...

Clique aqui e solicite um orçamento de meditação para sua equipe.

  1. Interagir com os colegas de trabalho

Hora do café: importância da pausa no trabalho - Exal

Oportunidade de troca. A pausa para o café pode ser não só um momento de descontração durante o expediente, mas também uma oportunidade de troca e aproximação entre funcionários e gestores. É o momento em que os diretores e gerentes têm a oportunidade de se aproximarem dos colaboradores e criar espaço para que eles exponham suas ideias, bem como outras interações pessoais as quais queiram dividir entre si.

Um simples “cafezinho” é capaz de mudar totalmente a forma de interação de uma equipe, estreitando laços e criando um ambiente mais saudável no cotidiano da empresa, dessa forma melhorando os resultados, aumentando a produtividade e a felicidade de todos. Profissionais satisfeitos e bem-resolvidos são muito mais produtivos.

  1. Ler um livro

Café Bolo Livro - Foto gratuita no Pixabay

Ler algumas paginas de um livro ajudará sua mente a mudar o foco e voltar com mais energia, mas fuja dos livros técnicos, leia algumas páginas daquele romance que você começou ou compre uma coletânea de contos. Para cada intervalo que você der, tome tempo para se distanciar um pouco da realidade com boa literatura.

  1. Ligue para um familiar ou grande amigo


Com alguns minutos você compartilhará histórias, risadas e problemas, deixando os eu dia mais leve.

O que evitar nas pausas?

Evite eletrônicos ou redes sociais durante seu período de descanso. Já se recebe tanto estimulo durante a jornada de trabalho em frente ao computador, que o melhor para seu corpo – e mente- nesses momentos é se afastar.

E não se esqueça: programe suas pausas. Não é saudável esperar até que se sinta cansado ou esgotado para realizar uma. A disciplina é um fato crucial no home office e isso inclui saber o momento de descansar.

Afinal, a vida também é feita de pausas.