Blog

Hidrate-se já

Além de água e sucos, os alimentos são importantes fonte de hidratação para manter o corpo saudável e equilibrado no verão.

image(40).png

Para o corpo humano funcionar em perfeito equilíbrio, é necessário ingerir diariamente pelo menos 2,5 litros de água, seja pura ou por meio de alimentos.

Ao contrario do que se pensa, as comidas também contêm água e são fontes preciosas de hidratação. Mais de 90% do peso de folhas e de alguns legumes correspondem á água contida em seus compartimentos celulares. São excelentes opções de alimentos para o verão, afirma a nutricionista Mariana Braga Neves, graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Lavras.

image(41).png

As folhas verdes, o tomate, o pepino e a abóbora, que contem cerca de 80% de água em sua composição, são ótimas alternativas para quem n]ao aprecia consumir água em seu esta estado natural.

Segundo Mariana, o cuidado com a hidratação do organismo deve ocorrer antes do surgimento da sensação de sede. Sede é um sinal tardio da falta de água, um aviso de que o corpo esgotou algumas de suas reservas, diz.

Outra solução para quem não gosta de beber líquidos é investir nas sopas frias, que, alem de fontes de água, são opções leves e refrescantes para os dias quentes.

Se a hidratação do corpo é importante, fundamental é evitar o consumo de alimentos que desidratam o organismo, como café, mate e refrigerantes que contêm cafeína, substância com efeito diurético. As bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, também prejudicam a hidratação, afirma Mariana.

image(43).png

Por isso, se você exagerou na bebida nas festas de fim de ano ou no fim de semana, além da ingestão de água e outros líquidos em pequenas quantidades, varias vezes ao dia, vale a dica de incluir nas refeições e nos lanches alimentos com alto poder hidratante.

Quem pratica atividades físicas ou sua muito no calor perde, além de água, sais minerais, principalmente sódio, que têm de ser repostos. Uma dica interessante para este caso é a ingestão de suco de frutas, como a limonada, com uma pitada de sal. As chamadas bebidas isotônico, ou repositores hidroeletrolíticos, seguem esse principio. A água de coco é um isotônico natural. Possui quantidades equilibradas de sais e água, poucas calorias, é saudável e deliciosa, complementa a nutricionista.

image(44).png

Hidratação Extra

  • Beba pelo menos 2,5 copos de líquidos de uma a duas horas antes da atividade.
  • Consuma frutas e saladas.
  • 1 copo de água a cada 15 ou 20 minutos.
  • Em atividade física de mais de uma hora, as bebidas devem conter de 6 a 8% de carboidratos.
  • Mesmo no frio, beba líquidos antes, durante e depois do exercício físico.
  • Não beba uma grande quantidade de liquido de uma vez só.

image(45).png