Blog

Ginástica Laboral para aumentar a produtividade da sua empresa

Cada vez mais as empresas apostam em programas de ginástica laboral para aumentar ganhos com saúde, bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho.

A proposta é que os funcionários dediquem de 5 a 15 minutos de sua jornada para a prática de alguns exercícios dentro da própria empresa.

Existem várias maneiras de aumentar a produtividade de uma empresa: Treinamentos com a equipe, fazer a escolha correta de líderes, softwares, e muitos outros, mas vamos falar aqui hoje sobre uma simples que é melhorar o ambiente da empresa e o clima organizacional através da ginástica laboral, isso mesmo! É possível!

Ao contrário do que muitos pensam, ser produtivo não é estar trabalhando o tempo todo e muito menos não parar nunca. Ser produtivo é justamente saber priorizar o que fazer dentro do seu limite, sem abrir mão dos momentos de descanso.

Cuide da experiência do colaborador

Para que você consiga aumentar a produtividade da sua empresa com qualidade, é imprescindível cuidar da experiência dos colaboradores. A sua equipe precisa se sentir parte das conquistas da empresa e as pessoas têm de ser valorizadas para terem motivação de fazer sempre o melhor trabalho.

Colaboradores satisfeitos entregam um resultado melhor e o cliente percebe isso. Além do mais, quando seu público interno se sente bem com o trabalho e enxerga sentido nele, a procrastinação diminui e o interesse em produzir com qualidade cresce, porque isso passa a ser um objetivo pessoal de cada um.

E o que seus colaboradores irão pensar quando descobrirem que seus superiores estão preocupados com eles e com suas respectivas saúdes e com sua qualidade de vida ao lhe oferecerem diariamente aulas de ginástica laboral? Valorizados!!

A conselheira do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3) A ginástica laboral tem como objetivo o incremento da saúde do colaborar, integração entre funcionários, melhora de vícios posturais, prevenção de doenças ocupacionais e diminuição no risco de acidentes de trabalho, por exemplo. Os programas consistem na proposta de exercícios físicos, que compensem posturas inadequadas, ausência de movimentação, movimentos repetitivos etc”, explica.

“Gente motivada produz mais e melhor. Quando a empresa fornece condições para que o trabalhador desempenhe o que tem de melhor, o funcionário fica mais comprometido com os resultados”

Segundo Fabiana, o rendimento da empresa pode ser melhorado com a atividade. “Gente motivada produz mais e melhor. Quando a empresa fornece condições para que o trabalhador desempenhe o que tem de melhor, o funcionário fica mais comprometido com os resultados”, diz.

Qual período do trabalho pode ser feito a ginástica laboral?

Antes, durante e após o trabalho, a ginástica tem um foco diferente em cada instante do expediente.

Preparatória: Exercícios realizados antes ou nas primeiras horas de trabalho, geralmente tem na sua execução alongamentos, que aumentam a circulação sanguínea, a viscosidade e lubrificação das articulações e tendões;

Compensatória: É feita no meio da jornada de trabalho, como uma pausa, e é praticada para diminuir a fadiga decorrente do cansaço ou para quebrar a monotonia, previne doenças ocupacionais crônicas.

Relaxamento: Ocorre no fim da jornada de trabalho, tem a função de oxigenar os músculos envolvidos nas tarefas repetitivas feitas ao longo da jornada de trabalho.

Quais são os benefícios disso para a minha empresa?

O investimento na qualidade de vida dos funcionários é o caminho para o sucesso organizacional. Afinal, isso irá aumentar a produtividade na empresa, reduzir o estresse no trabalho, manter a motivação, reduzir o absenteísmo, prevenir doenças e afastamentos, além de ser um diferencial para atração e retenção de talentos.

Um dos maiores desafios das organizações é manter um ambiente saudável e promover a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Contrate hoje a Ginástica Laboral para sua equipe e torne a sua empresa ainda mais competitiva no mercado! Clique aqui