Blog

Como prevenir o Absenteísmo?

O absenteísmo no trabalho é um problema que pode afetar tanto a produtividade de quem deve se engajar nas tarefas quanto os resultados esperados pela empresa.

As alegações sobre as faltas no trabalho são variadas, justificáveis ou não, tendo diferentes motivações, os gestores devem entender o porquê das faltas e tomarem medidas para diminuir sua ocorrência e seus impactos.

Por que as pessoas faltam ao trabalho?

No Brasil, pesquisa realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde aponta que as principais causas de absenteísmo são gripes e resfriados, na casa dos 17%, seguidas por dores nas costas, na nuca, no pescoço, nos braços e nas mãos.

Isso nos leva a pensar que a saúde dos trabalhadores está fragilizada e os motivos podem ser vários: imunidade baixa por alimentação desregrada, falta de exercícios físicos, displicência em consultas médicas de rotina, muitas horas-extras, falta de materiais ergonomicamente adequados para o trabalho, estresse por conta do demorado deslocamento até a empresa, ambiente de trabalho hostil e até mesmo situações constrangedoras, como assédio moral, sexual e bullying.

Como reduzir o absenteísmo no trabalho

Considerando as diversas causas que podem promover o absenteísmo em sua empresa, trouxemos algumas ações que se voltam tanto para o bem-estar físico quanto mental dos colaboradores.

Ginástica laboral

A ginástica laboral é um ótimo recurso para incentivar os funcionários a se exercitarem, e ainda conta com a supervisão de um profissional.

De intensidade leve, ajuda no alongamento e ainda dá alguns minutinhos de respiro das atividades cotidianas que muitas vezes nos fazem entrar no automático.

Fazer uma pausa descontraída e ainda se movimentar é a junção dos mundos perfeitos, promovendo saúde mental e física aos trabalhadores.

Palestras e workshops

Se, depois das investigações, você descobriu que o absenteísmo de muitos dos colaboradores é motivado por questões de saúde, é relevante promover palestras e workshops sobre estilo de vida saudável, práticas alimentares benéficas, dicas para aumentar a imunidade, etc.

Circuito Saúde

Nunca é demais relembrar os cuidados com a saúde. Ações como o circuito saúde

exemplos de ações válidas para a redução da taxa de absenteísmo.

O objetivo do Circuito Saúde é conscientizar os trabalhadores sobre importância do cuidado com a própria saúde, além de implementar a coleta de dados sobre as principais doenças que afetam os trabalhadores.

São realizadas:

Aferição de pressão;

Calculo de IMC;

Medição de perímetro abdominal;

Glicose;

Entre outros exames.

Análises ergonômicas / Blitz postural

Más condições de trabalho estão diretamente conectadas com faltas ao trabalho, uma vez que cadeiras desconfortáveis e suportes de computadores em altura inadequada causam dores e podem levar a problemas mais sérios.

Portanto, invista em materiais de trabalho adequados para seu quadro de funcionários. Isso também é um investimento no colaborador e, então, na empresa.

Na blitz postural os profissionais passam nos setores de trabalho dando orientações e dicas de postura, através de uma orientação verbal, informando os colaboradores da empresa sobre posturas inadequadas, vícios posturais e mau posicionamento de pessoas e objetos em seus postos de trabalho. Trazendo assim, mais conforto ao colaborador, menos risco de problemas de saúde e mais qualidade de Vida.

Quais são os benefícios disso para a minha empresa?

Reduzir o absenteísmo e investir na qualidade de vida dos funcionários é um caminho para o sucesso organizacional. Afinal, isso irá aumentar a produtividade na empresa, reduzir o estresse no trabalho, manter a motivação, prevenir doenças e afastamentos, além de ser um diferencial para atração e retenção de talentos.

Um dos maiores desafios das organizações é manter um ambiente saudável e promover a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Contrate hoje atividades que levam mais qualidade de vida para sua empresa e torne a sua equipe mais saudável e sua empresa ainda mais competitiva no mercado! Clique aqui