Blog

Alongamento na Empresa

Alongamento na Empresa 

image(3).png

Osteoporose, obesidade, cardiopatias, diabetes, hipertensão arterial...todas elas são doenças crônico degenerativas, que futuramente poderão acometer pessoas sedentarias. Segundo o Dr. Cooper, médico americano, considerado o pai da medicina preventiva, "o corpo humano, da mesma forma que necessita de determinados nutrientes, sono e repouso para alívio das tensões que o esforço da vida cotidiana provoca, precisa também de exercícios. O excesso ou carência destas necessidades faz com que todo o organismo se desequilibre. Onde há falta de equilíbrio, há também falta de bem-estar pessoal".

Muitos de nós trabalhamos sentados horas e horas diante de um computador ou mesmo em pé imóvel, e nos sentimos muitas vezes com dores nas costas, tensão muscular, enrijecimento articular, problemas de má circulação, lesões por esforços repetitivos, estresse. Como bem disse o Dr. Cooper, não fomos projetados para sermos inativos e conseqüentemente precisamos de alguma atividade física, mesmo que seja 30 minutos por dia intercalados ou não.

A primeira desculpa que nos damos é que não temos tempo para isto, portanto deixamos de relaxar ou mesmo respirar lentamente em alguns momentos do dia, para sim continuarmos num ritmo intenso de atividades mentais.

O alongamento diminui a tensão muscular, ativa a circulação, reduz a ansiedade, o estresse e a fadiga, diminui o risco de lesões, ajuda na hora do trabalho e desenvolve a consciência corporal. Você pode se alongar no trabalho quando se sentir rígido ou cansado, antes e depois de fazer uma caminhada, ao chegar na sua sala ou mesa, no início da tarde e também quando precisar se concentrar e dar o melhor de si. Para isto não há necessidade de grandes esforços, equipamento ou roupa especial.

A seqüência abaixo deverá ser seguida observando-se alguns detalhes importantes:

  • Procure respirar lentamente sem bloquear a respiração e relaxe,
  • Concentre-se nos músculos e articulações envolvidos,
  • Sinta o alongamento até perceber uma leve tensão e mantenha por alguns segundos,
  • Não insistir até sentir dor,
  • Faça-os dentro do seu limite, cada indivíduo é diferente do outro,
  • Oriente-se pela sensação do alongamento,
  • O exercício deve ser brando, suave,
  • Você poderá realizá-los ao esperar uma chamada telefônica, no momento de espera da instalação de um programa no computador, no trânsito, ao carregar a sua máquina, etc. Não é necessário realizar todos no mesmo momento, porém faça-os pelo menos duas vezes por dia.

 

1. Sentado ou em pé com os braços ao longo do tronco, com os ombros relaxados, lentamente incline a cabeça para frente alongando os músculos posteriores do pescoço, respirando normalmente durante 10 a 15 segundos.

image(4).png

 

2. Mantendo a mesma posição inicial do exercício anterior, vire a cabeça para a direita e depois esquerda, mantendo 10 a 15 segundos de cada lado.

 

image(5).png


3. Leve os braços para trás, sentado ou em pé, entrelace os dedos atrás das costas, palmas das mãos voltadas para dentro e mantenha a posição por 10 a 15 segundos.

 

image(6).png



4. Na mesma posição inicial anterior, respirando normalmente, entrelace os dedos e vire as palmas das mãos para fora, acima da cabeça e estenda os braços, mantendo por 10 a 15 segundos.

 

image(7).png




5. Apoie-se em um arquivo, cadeira ou mesmo no ombro de um colega, semi flexione os joelhos, "cole" o queixo no peito e incline-se para frente, mantendo a posição durante 15 segundos.

 

image(8).png




6. Sentada, incline o tronco para a frente, relaxando os braços e a cabeça, respirando normalmente mantendo-se na posição durante 15 segundos. Ao retornar faça-o lentamente com auxilio das mãos.

 

image(9).png


7. Segure o cotovelo esquerdo com a mão direita, puxando-o lentamente por trás da cabeça, até sentir uma leve tensão , mantenha 15 segundos em cada braço.

 

image(10).png

8. Sentado eleve o braço direito para cima da cabeça e estenda o outro o para baixo, respirando normalmente e estendendo os dedos. Mantenha de 10 a 15 segundos de cada lado.

 

 

image(11).png


9. Especifico para quem está digitando por várias horas.

 

image(12).png

Afaste os dedos das duas mãos até sentir uma leve tensão mantendo por 10 a 15 segundos. Relaxe e agora flexione e estenda os dedos durante 15 segundos e em seguida repita o anterior.


10. Aproxime as palmas das mãos à sua frente, movendo-as para baixo até sentir uma leve tensão e mantenha durante 10 segundos. Em seguida gire as mãos voltadas para baixo e alterne o movimento por 15 segundos de maneira suave.

 

image(13).png

11. Com os braços estendidos e mãos espalmadas realize a flexão dos punhos e mantenha durante 15 segundos. Agora realize a extensão e também mantenha por 15 segundos.

 

image(15).png

Procure ser mais ativa e também alertamos que as lesões por esforços repetitivos e as tendinites dos punhos, braços e mãos aumentaram 80% nas empresas nos últimos dez anos, segundo U.S. Bureau of Labor Statistics.


Lembre-se que a sua saúde está em primeiro lugar !

Mexa-se!!!

 Solicite já um orçamento para implementar a Ginástica Laboral na sua empresa. Encaminhe um email para comercial@saudeevidabh.com.br ou pelo formulário no site.