Blog

A importância de aferir a pressão arterial

Hipertensão afeta um a cada quatro adultos no Brasil

A hipertensão arterial é o aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Não à toa, a doença também é chamada de pressão alta O ideal é que ela fique em torno de 8 mmHg. É o famoso 12 por 8.

A hipertensão arterial é um doença crônica, sem cura, responsável por desfechos duros.

Essas pessoas têm mais chance de apresentar um acidente vascular cerebral (derrame), problemas cardíacos ou renais.

Nos pacientes hipertensos leves, o controle do peso corporal, a alimentação saudável e balanceada, a prática de atividade física moderada (por exemplo, caminhadas rápidas de 30 min, 5x na semana) e a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas podem ser o suficiente para controlar os níveis tensionais.

Além disso é recomendado:

- Refeições equilibradas (verduras. legumes. grãos e azeites), consumir menos gordura animal, sal (embora 90% dos homens e 70% das mulheres consumam mais sal do que o máximo recomendado, 85,1% dos brasileiros adultos consideram seu consumo de sal adequado), açúcar, refrigerantes e doces, evitar o uso de enlatados e conservas, carnes embutidas, defumados, frituras, creme de leite, maionese, são um bom modo de adquirir hábitos saudáveis que auxiliam no controle da pressão arterial.

- É sempre bom dar sabor aos alimentos com iguarias, ervas ou sucos de frutas. Manjericão, canela, cominho, curry, mostarda seca, alho, cebola, páprica ou pimenta são boas possibilidades de deixar a alimentação saborosa e saudável.

- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Elas contribuem para o aumento da pressão e para o aumento de peso. Habituar-se à prática regular de atividade física aeróbica, como caminhadas por pelo menos, 30 minutos por dia, 3 vezes/semana, pode auxiliar na prevenção e no tratamento da hipertensão.

- Parar de fumar contribui para uma vida saudável e diminui o risco cardiovascular.

Evitar o estresse, se divertir, ter tempo para sua família e para você, fazem parte do tratamento, melhorando sua qualidade de vida e auxiliando no controle da pressão.

Felizmente, hoje já existe uma série de medicamentos disponíveis que ajudam o médico e o paciente a controlar a pressão arterial. Cada classe terapêutica age de forma diferente no corpo, por isso, muitas vezes, é possível que o médico associe diferentes agentes a fim de obter melhores resultados. Na maioria das vezes, o tratamento medicamentoso da hipertensão arterial segue por toda a vida.

Por que contratar o exame de aferição de pressão arterial para minha equipe?

Incentivar os funcionários a identificarem precocemente doenças cronicas, melhorarem sua qualidade através de pratica de atividades físicas e alertando-os para a importância de uma boa alimentação para a saúde e bem-estar demonstra a preocupação da empresa com a saúde de seus colaboradores.

Quais são os benefícios disso para a minha empresa?

O investimento na qualidade de vida dos funcionários é o caminho para o sucesso organizacional. Afinal, isso irá aumentar a produtividade na empresa, reduzir o estresse no trabalho, manter a motivação, reduzir o absenteísmo, prevenir doenças e afastamentos, além de ser um diferencial para atração e retenção de talentos.

Um dos maiores desafios das organizações é manter um ambiente saudável e promover a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Contrate hoje o circuito saúde com o exame de aferição de pressão para sua equipe e e torne a sua empresa ainda mais competitiva no mercado! Clique aqui